Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46819

Comparte esta pagina

Título : Pedagogia dos multiletramentos e material didático alternativo : elaboração de um protótipo de ensino para as aulas de língua(gem)
Autor : ALBERTIN, Maria Eduarda Genuino de
Palabras clave : Ensino de língua; Pedagogia dos multiletramentos; Material didático; Protótipo de ensino
Fecha de publicación : 23-ago-2022
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : ALBERTIN, Maria Eduarda Genuino de. Pedagogia dos multiletramentos e material didático alternativo: elaboração de um protótipo de ensino para as aulas de língua(gem). 2022. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Resumen : Em um cenário de incertezas e de rápidas mudanças sociais (MOITA LOPES, 2013), é possível notar como o avanço das tecnologias digitais da informação e da comunicação têm potencializado múltiplos modos de comunicação a partir de diferentes linguagens. Além disso, têm facilitado um contato maior com culturas distintas, de lugares os mais distintos. Tal multiplicidade está presente na sala de aula de maneira latente nas práticas de letramento dos alunos. Essas mudanças impactam, ainda, os materiais didáticos, visto que os impressos nem sempre dão conta das necessidades pedagógicas de um alunado que produz e lê, cada vez mais, textos multimodais e multiculturais. Nesse contexto, a presente pesquisa, caracterizada como documental e qualitativo-interpretativista, tem como objetivo elaborar e analisar um material didático digital, o protótipo de ensino (ROJO, 2017a), para o ensino de língua(gem). Situado no campo da Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2006; RAJAGOPALAN, 2003; KLEIMAN, 2013), este trabalho objetiva também construir e analisar tal material à luz da proposta do Grupo Nova Londres, conhecida como pedagogia dos multiletramentos (GNL, 2021 [1996]; COPE; KALANTZIS, 2006). Este desenho pedagógico enfatiza o trabalho com textos multiculturais e multimodais, a fim de que o aluno possa desenhar crítica e autonomamente outras realidades possíveis. Assim, buscamos observar de que forma as diferentes linguagens e culturas, as tecnologias digitais da informação (TDIC) e a pedagogia dos multiletramentos são abordadas ao longo do protótipo. Percebemos que o protótipo de ensino é um material robusto e propício para lidar com as diferentes linguagens, em diferentes mídias e nos mais diversos gêneros. Como um material que nasce no contexto digital, também se mostrou uma ferramenta importante para a abordagem de gêneros canônicos e não canônicos, de forma a promover uma multiplicidade cultural e de olhares nas aulas de língua(gem).
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46819
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Linguística

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Maria Eduarda Genuino de Albertin.pdf10,42 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons